Uma forma de registar e partilhar as observações que vão sendo feitas pela Secção de Biologia Marinha do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores.


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Fistularia petimba


Santa Maria, Vila do Porto, 20 braças
Captura: Eduardo Pacheco Soares ("SOARES", VP-198-C), com aparelho de anzol

A Fistularia petimba é um peixe da mesma ordem (Syngnathiformes) dos cavalos marinhos e dos peixes-pau. Esse parentesco é bem visível, por exemplo, na boca em forma de tubo.

Trata-se de uma espécie circum-tropical, encontrada em zonas costeiras de todos os oceanos do mundo. A sua presença nos Açores é muito rara, sendo conhecido apenas um outro registo, de um animal capturado em Outubro de 2000 junto ao porto da Lagoa, em São Miguel (Azevedo et al., 2004). O registo mais a norte no Atlântico oriental é de um exemplar capturado na Galiza em 2006 (Bañon & Sande, 2008).

Estes animais alimentam-se de pequenos peixes e camarões que capturam deslocando-se lentamente junto ao fundo, muitas vezes acompanhando cardumes de peixes de outras espécies.


Referências
Azevedo, J. M. N.; Raposeiro, P. M.; Rodrigues, L., 2004: First records of Fistularia petimba and Diodon eydouxii for the Azores, with notes on the occurrence of three additional species. Journal of Fish Biology 65, 1180–1184.
Bañón, R. & and C. Sande, 2008. First record of the red cornetfish Fistularia petimba (Syngnathiformes: Fistularidae) in Galician waters: a northernmost occurrence in the eastern Atlantic. Journal of Applied Ichthyology, 24 (1): 106 - 107.